A Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad) realiza em 2025 a primeira avaliação de risco de extinção das espécies da fauna de Goiás. A iniciativa tem o objetivo direcionar esforços para a conservação da biodiversidade a nível local e faz parte das obrigações dos estados para gestão da biodiversidade.
As avaliações das espécies dependem da aplicação da metodologia científica União Internacional para a Conservação da Natureza (IUCN), que é reconhecida e utilizada pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) para as avaliações nacionais.
Por isso, foi desenvolvido o BioData, um sistema estadual que serve para as avaliações, armazenamento e disponibilização dos dados da biodiversidade goiana.
Por enquanto, o BioData é de acesso restrito aos gestores públicos e especialistas que participam do processo de avaliação de risco de extinção. Mas ao final do processo de avaliação, o site público estará disponível para os cidadãos.
As avaliações vão acontecer ao longo do ano por meio de oficinas conduzidas por especialistas e com a atuação de coordenadores de táxon, que são pesquisadores especializados em grupos de espécies.
Fauna de Goiás
A expectativa é avaliar todas as 1,7 mil espécies de vertebrados que ocorrem no estado, incluídas nos grupos de mamíferos, aves, répteis, anfíbios e peixes; bem como as 900 espécies de invertebrados, dentro dos grupos: libélulas, aracnídeos, moscas e abelhas.
Para reunir o máximo de informações sobre as espécies que serão avaliadas, todas as espécies de vertebrados e invertebrados vão passar por uma consulta ampla. A comunidade científica está convocada a participar desse processo.
![](https://goias.gov.br/wp-content/uploads/2025/02/Libelula-fauna-Goias-Semad.jpg)
![](https://goias.gov.br/wp-content/uploads/2025/02/Libelula-fauna-Goias-Semad.jpg)
Neste primeiro momento, o foco são as espécies de Odonada (libélulas) e as contribuições estarão abertas entre 14 de fevereiro e 15 de março. Assim que recebidas, as contribuições serão verificadas por especialistas para posterior inclusão nas fichas das espécies.
As contribuições devem ser feitas pelo site BioData (www.biodata.meioambiente.go.gov.br). Na aba buscar, é possível ver a lista das espécies que serão avaliadas. Para contribuir com informações, basta clicar na espécie de interesse no botão consultar e preencher as informações na aba contribuições.
Saiba mais
Semad divulga tutoriais e canais de suporte do Sistema Inã
Governo vai financiar projetos da sociobiodiversidade em Goiás
Fonte: Portal Goiás