A Organização Mundial da Saúde (OMS) disse nesta quarta-feira (19) que a covid-19 continua sendo uma emergência global, quase três anos depois de ter sido declarada.
O comitê de emergência da OMS fez a declaração de emergência para covid-19 pela primeira vez em 30 de janeiro de 2020. Essa determinação pode ajudar a acelerar pesquisas, financiamento e medidas internacionais de saúde pública para conter uma doença.
A agência da ONU disse nos últimos meses que, embora os casos estejam caindo em partes do mundo, os países ainda precisam manter sua vigilância e pressionar para vacinar as populações mais vulneráveis.
“Embora a percepção pública seja de que a pandemia acabou em algumas partes do mundo, continua sendo um evento de saúde pública que segue afetando adversa e fortemente a saúde da população mundial.”
A OMS acrescentou que, embora o número de mortes por semana seja o menor desde o início da pandemia, eles ainda permanecem altos em comparação com outros vírus.
- EUA e Israel atacam principal universidade de tecnologia do Irã
- Irã desafia ultimato de Trump: Ormuz jamais retomará status anterior
- Trump alega ter resgatado piloto; Irã nega e mostra aeronaves abatidas
- Missão espacial da Nasa divulga foto inédita da Lua
- ONU adia votação sobre uso da força para manter trânsito em Ormuz
“Esta pandemia já nos surpreendeu antes e pode muito bem voltar”, disse o diretor-geral da OMS, Tedros Adhanom Ghebreyesus, a repórteres.
*É proibida a reprodução deste conteúdo
Fonte: Agência Brasil

