
O Procon Goiás autuou 9 postos por abusividade no preço do etanol nesta quarta-feira (10/12). De 10 estabelecimentos fiscalizados, 7 foram autuados em Goiânia e 2 em Aparecida de Goiânia. A ação foi motivada após ser observado aumento repentino no valor do combustível.
O superintendente do Procon Goiás, Marco Palmerston, afirma que o órgão monitora, diariamente, o mercado para coibir práticas irregulares.
“Quando verificamos aumentos repentinos e aparentemente sem fundamento, como ocorreu no etanol, agimos com rigor. Coincidentemente, em período de férias ou pré-feriados somos surpreendidos com esse tipo de aumento, principalmente, em postos da capital. Estamos atentos a isso!”, alerta.
Aumento injustificado do preço do etanol
Ação foi realizada pelos fiscais e técnicos da área de cálculo do Procon. Eles verificaram notas fiscais de entrada e cupons de venda do combustível dos últimos 30 dias. Ainda no local, os agentes planilharam os dados e conseguiam constatar a abusividade no aumento do etanol.
Em quase todos os estabelecimentos, de acordo com as notas apresentadas, foi constatada variação de mais de 30% na margem de lucro bruto no litro do etanol comum vendido.
Em um posto de Aparecida de Goiânia, por exemplo, os agentes do Procon Goiás verificaram mais de 43% nessa margem de lucro no litro do combustível, comprando o etanol a R$ 3,63 e vendendo a R$ 5,19.
Os postos foram autuados por infração do artigo 39 do Código de Defesa do Consumidor, que trata sobre práticas abusivas, como aumentar sem justa causa preço de produtos e serviços. As empresas têm 20 dias para apresentar defesa.
A fiscalização aos postos em Goiânia e região metropolitana continuará nos próximos dias. Vale lembrar que, recentemente, não houve anúncio de reajuste considerável de preços por parte da Petrobrás.
O consumidor que se sentir lesado, pode realizar denúncias ao Procon Goiás pelos seguintes meios:
- Telefone 151 – para quem está na capital
- (62) 3201-7124 – para quem está no interior
- Portal Expresso
Saiba mais
Procon Goiás autua 20 empresas por irregularidades na Black Friday
Procon apreende quase 1.650 perfumes em distribuidora de cosméticos de Goiânia
Superintendência de Proteção aos Direitos do Consumidor (Procon) – Governo de Goiás
Fonte: Portal Goiás
