InícioGoiásHeapa passa a oferecer tomografia computadorizada

Heapa passa a oferecer tomografia computadorizada

O governador Ronaldo Caiado inaugurou, nesta quinta-feira (09), o novo serviço de tomografia computadorizada do Hospital Estadual de Aparecida de Goiânia Cairo Louzada (Heapa). Com investimento de R$ 3 milhões, o equipamento vai ampliar a oferta de exames na unidade, que também celebra o recebimento do certificado de Acreditação Pleno Nível 2, concedido pela Organização Nacional de Acreditação (ONA). “A transformação que fazemos na saúde de Goiás é realidade”, destacou Caiado durante a entrega.

O tomógrafo de última geração, adquirido por meio da Secretaria de Estado da Saúde (SES), permitirá a realização de cerca de 3 mil exames por mês, volume três vezes maior do que o equipamento anterior suportava. As imagens processadas no equipamento são de alta resolução, capazes de gerar 64 canais de imagem por ciclo, o que facilita o diagnóstico de várias doenças.

O novo serviço ainda vai apoiar o entorno de Aparecida de Goiânia, o que permitirá agilidade na realização de exames pré-cirúrgicos e no agendamento de cirurgias eletivas. “Como quase todos hospitais ficaram bloqueados para cirurgias eletivas por quase 20 meses, devido à pandemia, essa é nossa meta agora”, frisou o governador. “A lógica é agregar valor aos hospitais estaduais. A unidade aqui atende Aparecida, mas também 45 municípios. É a mão do Governo de Goiás, a presença do governador levando dignidade aos goianos”, exaltou o secretário Sandro Rodrigues.

Excelência

Caiado e servidores do Heapa ainda celebraram a conquista do certificado de Acreditação Pleno Nível 2 da ONA. “Era um hospital sem condições de ser utilizado na sua plenitude, porque era extremamente restrito. Tinha a fachada, mas não havia atendimento do paciente. Era um faz de conta”, lembrou Caiado. “Agora, além de condições cirúrgicas, tem toda uma aparelhagem de primeiro nível, para que cirurgiões e clínicos possam exercer a boa medicina”, sublinhou o governador.

A unidade passou por uma criteriosa análise no segundo semestre de 2021, que atestou a excelência da instituição, conforme requisitos de saúde e compromisso com as melhores práticas, qualidade, sistemas e processos durante a rotina diária. “Ou seja, não é só trabalhar oferta, mas oferta com qualidade”, destacou o titular da SES.

Para receber a Acreditação Plena Nível 2, o Heapa precisou atender dois critérios: superar, em 80% ou mais, os padrões de qualidade e segurança; e, em 70% ou mais, os padrões ONA de gestão integrada, com processos ocorrendo de maneira fluida e com plena comunicação entre as atividades. O certificado é válido por 2 anos e, neste período, serão realizadas visitas de manutenção. “Faço parte de um time que é de primeiríssima, médicos, administrativos, enfermeiros, todos têm um pedacinho na conquista. Tudo o que buscamos de melhoria é em prol dos pacientes”, afirmou o diretor-geral do Heapa, Flávio Francisco Albuquerque dos Santos.

“Hoje é um dia de comemoração, pois esta acreditação é para poucos, bastante rigorosa e exigente na prestação de serviços. Que este título sirva como estímulo para avançarmos ainda mais na humanização do hospital”, pontuou o ex-deputado Daniel Vilela. Também compareceram o deputado estadual Coronel Adailton; diretor técnico do Heapa, Valdeir de Sousa Teixeira; superintendente do Instituto de Gestão e Humanização (IGH), Joel Sobral, dentre outros.

Secretaria de Comunicação – Governo de Goiás

Foto: Wesley Costa

Fonte: Portal Goiás

Redação
Redaçãohttps://politicainteligente.com
Um portal especializado em analisar a política no Brasil e no mundo. Veja o que acontece de importante no Planalto, Congresso e Judiciário. Além de notícias importantes no Executivo, Legislativo e Judiciário nos estados, Distrito Federal e Goiás.
Continue Lendo

Últimas Notícias