Dos dias 22 a 26 de abril de 2025, a cidade de Porangatu vai se transformar no maior palco de artes cênicas do Centro-Oeste para receber a 20ª edição da Mostra de Teatro Nacional de Porangatu (TeNpo 2025).
Um dos destaques da programação é o espetáculo Vozes da Floresta – Chico Mendes Vive, estrelado por Lucélia Santos, atriz que protagonizou Escrava Isaura, um clássico da teledramaturgia brasileira, e reconhecida por seu engajamento no movimento ecológico.
Vozes da Floresta – Chico Mendes Vive foi elaborado a partir do convívio de Lucélia com o líder seringueiro e sindicalista Chico Mendes, que dedicou a vida à luta pela preservação ambiental. A trama é contada pelo olhar de três mulheres: Valdiza Alencar, Cecília Mendes e a própria Lucélia Santos, cujas trajetórias permitem conhecer melhor a história do ativista.


A apresentação na 20ª TeNpo ocorre no dia 26 de abril, às 20h30, no Teatro do Centro Cultural de Porangatu, com entrada gratuita por ordem de chegada.
A programação inclui ainda espetáculos de atores e companhias goianas, além de atividades de formação. Os interessados em participar das oficinas podem se inscrever até o dia 15 de abril no site https://web.ufg.br/plateia-editais/#/edital/cp03-inscricao-para-oficinas-de-artes-cenicas.
São ofertadas as oficinas:
- Jogos Teatrais para a Cena e para a Sala de Aula;
- Dramaturgias Emergentes: Território dos Objetos;
- Danças Negras que Transformam as Ruas;
- O Corpo do Ator na Interpretação para Teatro, Cinema e Televisão.
A mostra de teatro é realizada pelo Governo de Goiás, por meio da Secretaria de Estado da Cultura, com correalização da Universidade Federal de Goiás (UFG) e Fundação Rádio e Televisão Educativa (RTVE), com parceria da academia Vikings Cross, da Prefeitura de Porangatu, do Sesc Goiás e do Goiás Social.
Saiba mais
Centro Cultural Oscar Niemeyer terá ponto turístico e gastronômico
Inscrições para o Fundo de Arte e Cultura começam nesta segunda-feira
Vila Cultural Cora Coralina recebe abertura do 1º Seminário Candomblé, Imagem e Patrimônio
Fonte: Portal Goiás