O vice-governador de Goiás, Daniel Vilela, e a secretária de Estado da Educação (Seduc), Fátima Gavioli, lançaram, nesta semana, o “Go English”, plataforma on-line com conteúdos interativos e pedagógicos em língua inglesa.
A ideia é que os professores da rede estadual, ao atualizarem seus conhecimentos e adquirirem novas práticas para ministrar a disciplina, ampliem a qualidade do processo de ensino-aprendizagem em sala de aula.
O lançamento ocorreu na sede da Seduc, em Goiânia, onde Daniel – que representou o governador Ronaldo Caiado – e Fátima Gavioli se reuniram com dezenas de professores, coordenadores regionais de Educação e profissionais da secretaria. Todos participam de capacitação para utilização da plataforma – iniciativa que o vice-governador classificou de “extrema importância” para a “transferência de conhecimento” aos estudantes.
“É com muita satisfação que vejo um projeto como este se tornar realidade. Porque sei o quanto ele fará diferença no cotidiano e na vida profissional dos nossos alunos”, afirmou o vice-governador.
“Quando deixarem nossos colégios, eles terão maiores chances de competirem no mercado de trabalho por terem tido melhor acesso a este idioma que é universal”, complementou.
Investimento em “conversação”
A secretária de Educação disse que sua principal expectativa é que, por meio do “Go English”, os professores invistam mais em “conversação”, ou seja, que falem mais em inglês na sala de aula – ao todo, são 1.960 profissionais desta disciplina. Ressaltou ainda que a plataforma, a partir de 2025, também deve ser utilizada pelos estudantes do 9º ano do Ensino Fundamental e por aqueles matriculados em uma das três séries do Ensino Médio.
Coordenadora do projeto, a professora Carla Mendonça Bernardes, que classificou a plataforma como “dinâmica” e “inovadora”, afirmou que em um mundo globalizado e tecnológico a proficiência em inglês se torna cada vez mais relevante.
“Esta ferramenta digital vai permitir aos profissionais se aperfeiçoarem e levarem aulas mais modernas para nossas unidades educacionais”, sentenciou.
Imersão
Fátima Gavioli ainda anunciou que há um projeto em curso que deve levar os melhores docentes de língua inglesa da rede pública estadual e os alunos-destaque desta disciplina para uma viagem a algum país que tenha o inglês como idioma.
“Queremos que eles participem de atividades de imersão fora do Brasil”, exemplificou.
A secretária de Educação concluiu sua mensagem aos profissionais da Educação atribuindo ao vice-governador o posto de “padrinho” do “Go English”, dada a forma como ele sempre se posicionou a favor desta iniciativa, antes mesmo que as discussões ganhassem corpo.
“Ajude-nos a cuidar bem desta plataforma e a fazê-la crescer”, pediu ela a Daniel.
Saiba mais
Educação goiana fica em 1º lugar no Ideb 2023
Prorrogadas inscrições para concurso de desenho da Seduc
Caiado destaca transformação de “metas em realidade” na educação
Educação pública de Goiás tem a quarta colocação nacional
Bônus por produtividade será pago a servidores da educação
Vice-Governadoria – Governo de Goiás
Fonte: Portal Goiás