Dados do Anuário Brasileiro de Segurança Pública mostram queda significativa em roubos e furtos envolvendo veículos, cargas, comércios, residências e celulares (Fotos: SSP-GO)
O Estado de Goiás segue avançando de forma consistente no combate à criminalidade, com destaque para a reduções de crimes patrimoniais no ano de 2024, conforme dados mais recentes do Anuário Brasileiro de Segurança Pública, divulgado nesta quinta-feira (24/07) pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública (FBSP).
Os números apontam quedas significativas que impactam diretamente a população e o setor produtivo: roubo de veículos, com redução de 29,6%, furto de veículos cuja redução é de 23,4% e roubo de cargas com queda de 46,9%.
As reduções também foram registradas no roubo a transeunte, que teve queda de 30,1%; e a residências, com queda de 17,4%. Para o governador Ronaldo Caiado, a política de segurança pública adotada colocou Goiás em uma realidade diferente da registrada em grande parte do país.
“Desde o primeiro dia do meu mandato, determinei como prioridade o resgate da ordem, a imposição do Estado Democrático de Direito, o direito de ir e vir e a liberdade dos cidadãos, com a regra de que o bandido muda de profissão ou muda do Estado de Goiás”, afirma Caiado.
Anuário aponta para reduções: em roubo de veículos de 29,6%, em furto de veículos de 23,4% e em roubo de cargas de 46,9% (Fotos: SSP-GO)
Goiás mantém a tendência de queda também em outros crimes patrimoniais, com destaque para as reduções de 31% nos roubos de celulares e 24,5% nos furtos, totalizando uma queda de 26,6% nas ocorrências gerais com celulares em 2024. Em 2023, foram 25.027 ocorrências; em 2024, 18.556. Outro avanço, é a redução de 30,9% nos roubos a estabelecimentos comerciais no estado. Em 2023, foram registrados 647 casos e 452 em 2024.
O secretário de Segurança Pública de Goiás, Renato Brum dos Santos, afirma que a Secretaria de Segurança Pública segue empenhada na integração entre as forças policiais e no fortalecimento da inteligência investigativa.
“Esses avanços não acontecem por acaso. São fruto de um trabalho integrado, técnico e permanente das forças de segurança, com ações fundamentadas em inteligência, investigação e presença policial. Goiás tem hoje uma política de segurança pública que entrega resultados concretos à sociedade”, afirma.
Derfrva, unidade responsável pela apuração de crimes contra patrimônio veicular, intensificou ações em todo o estado, e deflagrou um total de 86 operações em 2024 (Fotos: SSP-GO)
Operações
As reduções dos crimes patrimoniais vêm aliada ao policiamento ostensivo e ao trabalho das operações policiais em todo estado. A Delegacia Estadual de Repressão a Furtos e Roubos de Veículos Automotores (Derfrva), unidade responsável pela apuração de crimes contra o patrimônio veicular, intensificou suas ações em todo o estado, com a deflagração de 86 operações em 2024.
O esforço investigativo resultou em um aumento de 14% nas prisões em flagrante e em um avanço de 219% no cumprimento de mandados de busca e apreensão, demonstrando o papel estratégico da Polícia Judiciária na identificação de autores, localização de veículos e desarticulação de grupos criminosos.
Já a Delegacia Estadual de Repressão a Furtos e Roubos de Cargas (Decar) consolidou sua atuação no combate às quadrilhas especializadas nesse tipo de crime. A unidade registrou um aumento de 39% na instauração de inquéritos, promoveu 28 operações, realizou 51 prisões e cumpriu 43 mandados de busca e apreensão — ações que reforçam o compromisso da Polícia Civil com a repressão qualificada e a recuperação de bens.
Um portal especializado em analisar a política no Brasil e no mundo. Veja o que acontece de importante no Planalto, Congresso e Judiciário. Além de notícias importantes no Executivo, Legislativo e Judiciário nos estados, Distrito Federal e Goiás.