InícioGoiásCentro Cultural Octo Marques recebe instalação ‘Vestígios’ nesta quinta

Centro Cultural Octo Marques recebe instalação ‘Vestígios’ nesta quinta

 Centro Cultural Octo Marques, unidade da Secretaria de Estado da Cultura (Secult), inaugura a instalação “Vestígios”, do artista visual Leandro de Araújo Moura, nesta quinta-feira (2/2), a partir das 19h. A exposição, contemplada pelo projeto Claque Retomada Cultural, ficará montada no hall do espaço até 24 de fevereiro, das 9h às 17h, com visitação gratuita.

A mostra tem curadoria de Andrés I. M. Hernández e é composta por 11 imagens digitais impressas, além de 3 objetos coletados. O tema central é o tempo passado e presente, a partir de fotografias realizadas em 2021, feitas em residências do Setor Marista, construídas na década de 1970, e que estavam em fase de demolição para dar lugar à construção de modernos edifícios.

“Novos ares que trazem a modernidade e levam consigo o antigo. Deixa em seu rastro apenas memórias, além de alguns objetos capazes de evocar sussurros de antigamente”, explica Leandro.

Transformação da cidade

Segundo o artista, o objetivo da proposta é colaborar com a reflexão sobre o processo de transformação da cidade de Goiânia, que adquire a cada dia mais “ares de grande metrópole”.

Inspirado pelo debate inicial, propõe-se ainda aos questionamentos mais profundos e subjetivos a respeito do tempo, relacionamentos, encontros e desencontros, a efemeridade dos seres humanos e de suas obras.

Partindo deste embate preliminar entre tradição e modernidade, a obra flerta com o realismo fantástico, suscitando o estranhamento por meio da provocação surrealista.

Sobre o artista

Leandro de Araújo Moura nasceu em Goiânia, em 1975. Estudou pintura e música na adolescência, porém na infância já havia se encantado pela fotografia, graças às projeções de slides que um tio fazia.

Aos 13 anos ganhou sua primeira câmera fotográfica e aos 15 uma profissional. Aos 23 anos, já tinha seu próprio laboratório de revelação.

Há 20 anos criou o Estúdio Onzeonze de fotografia publicitária. Foi nessa mesma época que conheceu o ateliê de Francisco Brennand e se encantou com aquele universo onírico.

Em 2021, três obras do artista foram publicadas no livro ‘Transgressões Cerâmicas’. Em 2022, participou de quatro exposições, entre elas o Edital da Lei Aldir Blanc municipal e a Exposição ‘ARtérias na CeRÂmica’, na Galeria Andrea Rehder, em São Paulo (SP).

Fonte: Secretaria de Estado da Cultura  – Governo de Goiás

 

Fonte: Portal Goiás

Redação
Redaçãohttps://politicainteligente.com
Um portal especializado em analisar a política no Brasil e no mundo. Veja o que acontece de importante no Planalto, Congresso e Judiciário. Além de notícias importantes no Executivo, Legislativo e Judiciário nos estados, Distrito Federal e Goiás.
Continue Lendo

Últimas Notícias