InícioGoiásCaiado acompanha avanço das obras do Autódromo de Goiânia; MotoGP fará evento...

Caiado acompanha avanço das obras do Autódromo de Goiânia; MotoGP fará evento teste em janeiro

O governador Ronaldo Caiado (UB) vistoriou neste domingo (19/10) as obras de modernização do Autódromo Internacional de Goiânia Ayrton Senna, que seguem em ritmo acelerado para receber o Grande Prêmio do Brasil de MotoGP em março de 2026. De acordo com Caiado, 60,2% dos serviços já foram concluídos, superando a previsão inicial de 55%.

“Estamos adiantados e trabalhando para oferecer ao povo goiano, ao Brasil e ao mundo a pista mais linda e mais veloz do MotoGP”, afirmou o governador, que sobrevoou o canteiro de obras acompanhado de técnicos da Agência Goiana de Infraestrutura e Transportes (Goinfra).

Os trabalhos estão divididos em duas frentes — intervenções civis e adequações técnicas da pista — e devem garantir conforto, segurança e modernidade para pilotos e público. A homologação da Federação Internacional de Motociclismo (FIM) e da Federação Internacional de Automobilismo (FIA) está prevista ainda para este ano, antes do evento teste marcado para janeiro de 2026.

O governador destacou que o projeto está sendo executado dentro dos mais altos padrões internacionais. “Vocês podem ter certeza de que a FIM e a FIA vão se encantar com o que encontrarão aqui”, afirmou. O evento principal da MotoGP ocorrerá entre 20 e 22 de março de 2026, e 50 mil ingressos já foram vendidos antecipadamente.

Estrutura e tecnologia de ponta

A modernização contempla novas estruturas para torre de controle, camarotes, boxes e vestiários, além da ampliação das áreas de escape e da instalação de barreiras de segurança, defensas metálicas e zebras.

A pista recebe um asfalto especial do tipo Gap-Graded, usado nos maiores circuitos do mundo. O material, mais resistente ao calor e com melhor aderência, permite velocidades superiores a 376 km/h. Segundo o arquiteto e urbanista Carlos Wieck, responsável técnico pela obra, o padrão adotado “é o mesmo dos principais autódromos internacionais”.

A reta principal, antes com 12 metros de largura, agora tem 15 metros, permitindo velocidades ainda maiores. O administrador do autódromo e ex-piloto Roberto Boettcher afirmou que a pista será capaz de suportar competições com motos e carros atingindo até 400 km/h.

Referência internacional

O secretário de Esporte e Lazer, Rudson Guerra, ressaltou que a reestruturação colocará Goiânia entre as capitais com melhor infraestrutura esportiva do mundo. “O governador Caiado está reconstruindo o autódromo, transformando-o em referência mundial. As reservas para o espaço em 2026 já estão esgotadas”, disse.

A área médica também foi ampliada e agora é oito vezes maior do que a anterior, garantindo mais segurança durante os eventos.

Com o cronograma adiantado e a alta expectativa para o retorno da MotoGP ao Brasil, o Autódromo Internacional de Goiânia se consolida como um dos maiores marcos da gestão Caiado e um novo polo de turismo e esporte para Goiás.

Redação
Redaçãohttps://politicainteligente.com
Um portal especializado em analisar a política no Brasil e no mundo. Veja o que acontece de importante no Planalto, Congresso e Judiciário. Além de notícias importantes no Executivo, Legislativo e Judiciário nos estados, Distrito Federal e Goiás.
Continue Lendo

Últimas Notícias