A Embaixada da Bulgária presenteou o Parque da Cidade Dona Sarah Kubitschek, nesta quarta-feira (14), com 200 mudas de rosas que vão compor o Jardim de Rosas. A iniciativa é uma comemoração do bicentenário da Independência do Brasil. O jardim fica próximo ao relógio de sol, com acesso pelo estacionamento do Pavilhão de Exposições.
A homenagem traz para a capital do país um pedacinho da Bulgária, país responsável por 85% do óleo de rosas fabricado no mundo. “As rosas encantam à primeira vista. Nós decidimos fazer essa homenagem à independência do Brasil, pois as rosas representam muito para a nossa nação”, destacou a embaixadora da Bulgária, Bojidara Sartchadjie.
As mudas presenteadas são próprias para o cultivo no clima do cerrado e remetem à simbologia marcante da Bulgária, onde a plantação de rosas tem sido realizada há séculos. Durante a inauguração do jardim, os representantes da embaixada destacaram a importância do cultivo de rosas para o país localizado no sudeste da Europa, importante para a economia e para a manutenção de tradições locais.
O Parque da Cidade, além de receber competições esportivas e eventos culturais, se transformou em ponto de encontro diário para milhares de pessoas. O local recebe, em média, 14 mil pessoas de segunda a sexta-feira e 37 mil aos fins de semana. “São 420 hectares abertos para a população com uma série de atrativos para todas as idades. O Jardim de Rosas vem para abrilhantar essa estrutura”, destaca a secretária de Esporte e Lazer, Giselle Ferreira.
*Com informações da Secretaria de Esporte e Lazer
Fonte: Agência Brasília