Visando aprimorar cada vez mais seus profissionais de saúde para garantir um atendimento humanizado, qualificado e inclusivo em suas unidades, o Instituto de Gestão Estratégica de Saúde do Distrito Federal (IgesDF), por meio da Diretoria de Inovação, Ensino e Pesquisa (DIEP), realizou no Hospital Regional de Santa Maria (HRSM), nesta segunda-feira (14), uma capacitação sobre “Direitos sociais da pessoa com transtorno do espectro autista (TEA)”.
A capacitação focou nos direitos sociais assegurados pela Lei Brasileira de Inclusão (Lei n.º 13.146/2015) e pela Lei Berenice Piana (Lei n.º 12.764/2012). O curso abordou a legislação vigente, acesso a serviços de saúde, educação e assistência social, além de estratégias para a adaptação do atendimento às necessidades desse público.
“Este é um curso para além da questão da saúde, a gente está falando no âmbito da educação, da questão da assistência social, de pensar no acesso e na própria mobilidade. É entender que, conforme a política nacional, o autista é uma pessoa com deficiência. Então, ela tem acesso e direito a tudo a que a pessoa com deficiência também pode ter acesso”, explica a assistente social Beatriz Liarte, ministrante do curso.
Segundo ela, hoje há inúmeros pacientes com autismo nas unidades, e muitas vezes, os profissionais da assistência lidam com famílias que não têm o laudo específico, então, não conseguem orientar direito.
“Muitas vezes, eles não sabem exatamente para qual rede encaminhar, se aquele paciente tem acesso a benefícios, por exemplo, que podem auxiliar no tratamento, no pagamento de terapias. Então, é necessário que a gente possa estar se capacitando constantemente porque o número de pacientes com TEA tem sido cada vez maior”, destaca.
O curso é voltado para todos os profissionais de saúde que tenham interesse no tema, estudantes e público externo. Ainda ocorrerão duas capacitações que ocorrerão no espaço da DIEP, no Hospital de Base, nos dias 29 e 30 de abril. As inscrições estão abertas no
site do IgesDF para quem quiser se inscrever.
O IgesDF atua com foco na Governança Clínica e na melhoria contínua dos processos assistenciais e administrativos. Por meio de práticas baseadas em evidências, segurança do paciente, inovação e valorização das equipes multiprofissionais, o Instituto busca garantir serviços de alto padrão, humanizados e resolutivos, contribuindo de forma significativa para o fortalecimento do Sistema Único de Saúde.