q Agentes de trânsito recebem equipamentos de segurança para fiscalização - Política Inteligente
InícioDistrito FederalAgentes de trânsito recebem equipamentos de segurança para fiscalização

Agentes de trânsito recebem equipamentos de segurança para fiscalização

Os cerca de 400 agentes do Departamento de Trânsito do Distrito Federal (Detran-DF) ganharam reforço nos equipamentos de segurança pessoal. Em cerimônia no auditório do edifício sede da corporação, nesta terça-feira (7), as autoridades entregaram os instrumentos adquiridos, sendo que alguns deles são inéditos na fiscalização de trânsito, como algemas e boroscópio — instrumento óptico projetado para auxiliar na inspeção veicular. Para a compra dos itens, o Governo do Distrito Federal (GDF) investiu cerca de R$ 979 mil.

O Detran-DF passou a contar com 100 tasers, equipamentos de choque não-letal a ser utilizado em casos de perigo, e 300 algemas destinadas a promover a segurança dos servidores durante operações que exigem a imobilização de cidadãos que resistem, desobedecem ou tentam fugir após a prática de atos ilícitos | Foto: Joel Rodrigues/Agência Brasília

Presente na cerimônia, o secretário de Segurança Pública do DF, Sandro Avelar, destacou os serviços de excelência prestados pelo departamento em prol da população. “Estamos buscando atuar com integralidade, ou seja, não somente entre as tropas da segurança pública, mas nas demais forças de estado, bem como a sociedade civil e a imprensa”, afirmou. “É a nossa obrigação conceder aos senhores ferramentas de trabalho necessárias”, concluiu.

O departamento adquiriu 100 tasers, equipamentos de choque não-letal a ser utilizado em casos de perigo. A última aquisição para esse armamento foi em 2011, os quais são, hoje, considerados obsoletos para a realidade dos agentes de trânsito. De forma inédita, foram compradas 300 algemas destinadas a promover a segurança dos servidores durante operações que exigem a imobilização de cidadãos que resistem, desobedecem ou tentam fugir após a prática de atos ilícitos.

O secretário Sandro Avelar destacou os serviços de excelência prestados pelo departamento em prol da população

“Em seus 56 anos de história, o Detran nunca contou com algemas. Era uma demanda de décadas e, pela primeira vez, estão conseguindo adquirir esses itens. São equipamentos de primeira mão e tecnológicos de extrema importância que vão dar mais segurança no exercício das atividades dos agentes”, detalhou o diretor-geral do Detran-DF, Takane Nascimento.

A autarquia também adquiriu 40 etilômetros passivos, responsáveis por fortalecer as fiscalizações contra a embriaguez ao volante, e 40 boroscópios, equipamento que permite a inspeção de áreas de difícil acesso, impossíveis de serem observadas a olho nu, para serem utilizados pelas equipes de vistoria veicular.

Fiscalização mais segura

Os equipamentos adquiridos visam trazer mais segurança aos agentes que atuam diretamente na fiscalização e policiamento de trânsito. “O servidor, quando no serviço de policiamento, corre alguns riscos em virtude de estar sempre na rua. Ele pode ser surpreendido por ocorrências que, às vezes, nem são de trânsito. Com o armamento menos letal, isso vai nos auxiliar na defesa da integridade física dos próprios agentes e até mesmo de terceiros”, defendeu o agente de trânsito Wesley Cavalcante.

Fonte: Agência Brasília

Redação
Redaçãohttps://politicainteligente.com
Um portal especializado em analisar a política no Brasil e no mundo. Veja o que acontece de importante no Planalto, Congresso e Judiciário. Além de notícias importantes no Executivo, Legislativo e Judiciário nos estados, Distrito Federal e Goiás.
Continue Lendo

Últimas Notícias